Veneza





Magnífica! O divertido é que não esperava muito da cidade. Me preparei para me perder, para sujeira, para os cheiros ruins etc. Enfim, tudo de ruim que pintam em blogs por ai. Mas, Veneza foi uma verdadeira supresa. Sem dúvida a Melhor cidade que visitei na trip.


A cidade está totalmente preservada. É como voltar ao passado e se não fosse a quantidade absurda de turistas por todos os lados, teria sentido isso plenamente . Tudo é tão impressionante. Apesar das reformas, dos andaimes, das lonas, todo o conjunto da obra, os prédios, as gondolas é muito belo.





Me perdi em Paris duas vezes e no mesmo lugar, o que é incrível; me perdi em Roma, apesar do mapinha ridículo que eu tinha; me perdi em Verona, apesar de tudo ficar em torno da Arena; dei voltas e voltas em Nápoles e em Veneza que estava com espírito tranquilo e pronta para me perder, não me perdi. A cidade está toda sinalizada, seguindo as setas em direção a Ponte Rialto, Praça São Marcos ou a Ferrovia fica impossível se perder. A dica é caminhar sem o auxílio do mapa e utilizar as setas marcadas nas paredes, até porque mapa não ajuda muito. Eu tentei usá-lo.

Muitas cidades européias perderam suas características originais. Derrubaram seus muros para construir avenidas em nome do progresso. O velho contrasta tanto com o novo e ás vezes o novo é tão alto que chega a competir com o "velho". Como a Torre Eiffel e o prédio que é chamado de Torre de Montparnasse. Fotografar a Torre do Trocaderó sem focar o prédio é uma tarefa dificil (okay, sei que a torre não é tão velha assim).

Mas, Veneza é diferente. Passou pelos séculos tão intacta, não há alterações significativas e nenhum tipo de modernismo. O tempo parou. A cidade conservou viva sua história. E não há como não amar isso.





Adorei tudo na cidade. A mais preservada, os melhores angulos, a melhor comida, sem dúvida o melhor spaghetti e a mais charmosa (é o máximo ver as gôndolas passando).











A melhor!

No próximo post: Costa Amalfitana
   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...