Mrs Dalloway - Virginia Woolf








Mais um livro da autora, que adorei ter lido. O livro narra os preparativos da Sra. Dalloway para a festa que ela dará a noite em sua casa. Os acontecimentos de todo o livro se dão em um único dia. E essa é a principal característica da autora, passear tanto pelo universo dos pensamentos, sonhos, fantasias e assim revelar a nós leitores profundamente a alma dos personagens, "que no fim nem nos damos conta que o tempo na história contada nem passou".

Esse livro é um pouco mais complicado, pois a mudança do foco da narrativa é quase imperceptível, um leitor desavisado certamente se perde.


"Tranquila, Elizabeth Dalloway subiu no onibus de Westminster.

A luz e a sombra, indo e vindo, avivando de amarelo as bananas, amortecendo de cinza as paredes, amortecendo de cinza o Strand, avivando de amarelo os onibus, pareciam a Septimus Warren, estendido no sofá do quarto, fazer-lhe misteriosos acenos e sinais..."


[a mudança do personagem Elizabeth para Septimus é muito peculiar]


"Mas Rezia Warren Smith, ao voltar por Harley Street, dizia, chorando, que aquele homem não lhe agradava.

Cortando e repartindo, dividindo e subdividindo, os relógios de Harley Street iam roendo o dia de junho, aconselhavam a submissão, exaltavam a autoridade e louvavam em coro as supremas vantagens do senso de medida..."
[do personagem Rezia para os relógios da rua por onde ela andava]


A leitura de Virginia Woolf e seus clássicos, é certamente é um tempo bem empregado em uma excelente leitura.






Cíntia Masa
   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...