Abandonemos os truques.


C.H.Spurgeon


Irmãos, temos de cultivar um estilo claro ao pregar. Quando um homem não se faz entender o que quer dizer, é por que ele mesmo não sabe o que quer dizer. O ouvinte médio, que não pode seguir a linha de pensamentos do pregador, não deve preocupar-se, se não de lançar a culpa de não entender para o pregador, que tem a responsabilidade de apresentar as coisas claramente.


Se olham para um poço, e está vazio, ele parecerá muito profundo; mas se nele existe água, verão seu brilho. Creio que, se muitos pregadores são profundos simplesmente porque são como poços, nos quais não existe nada, exceto folhas secas, algumas pedras, e quem sabe um ou dois gatos mortos! Se existe água de vida na pregação de vocês, poderá até ser profunda, porem a luz da verdade lhe dará a claridade. Seja como for, esforcem-se por serem simples, de modo que as verdades que ensinam possam ser facilmente recebidas pelos ouvintes.


É preciso que cultivemos um estilo convincente; junto com o ser claro: é necessário que sejamos poderosos. Alguns imaginam que isso consiste em falar com voz forte, mas posso assegurar-lhes que estão equivocados. As tonteiras não são corrigidas vociferando. Deus não exige de nós que gritemos como se estivéssemos falando para três milhões de pessoas quando só estamos falando para trezentas. Sejamos impetuosos devido à excelência de nosso assunto, e à energia do espírito que colocamos ao pronunciar-lo. Em uma palavra, que nosso falar seja natural e vivo.


Espero que abandonemos os truques dos oradores profissionais, o esforço em lograr efeitos, o clímax estudado, a pausa premeditada, a teatralidade, o falar afetado, e não sei mais quantas coisas , que podem ser vistas em certos teólogos pomposos que porventura sobrevivem sobre a terra. Oxalá que tais pregadores cheguem a ser espécies extintas dentro de pouco tempo, e que todos nós aprendamos uma maneira viva, natural, e sincera de pregar o Evangelho; pois estou persuadido de que é bem provável que Deus abençoe semelhante estilo de pregação.


______________

Fonte: Um Ministério ideal
tradução: Armando Marcos
Extraído do site: [ Projeto Spurgeon ]

Via: blog
bereianos, sob o título original: Claro e Convincente (DICAS de como pregar)
   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...